Quem sou eu

Minha foto
Niterói, Rio de Janeiro, Brazil
Estudante, professor e agente da História de seu tempo. Deformado pela Universidade Federal Fluminense, pela capacidade de resiliência em torno de causas justas, pela coragem e pela sinceridade. Dinâmico, espiritualista, intuitivo, libertário, imprevisível. A leitura de seus textos é recomendada a quem faz uso de covardias.

domingo, 14 de agosto de 2011

Carta do recurso ao Conselho de Ensino e Pesquisa da UFF


Niterói, 11 de agosto de 2011.


Requerimento ao Egrégio Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade Federal Fluminense


            Com base nas cópias de documentos, na legislação e em fundamentos anexados a este presente requerimento, solicito aos Senhores Conselheiros do Egrégio Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade Federal Fluminense DEFERIMENTO quanto ao recurso que por ora apresento à decisão do Sr. Coordenador de Graduação em História desta Universidade, no tocante ao meu pedido de REMATRÍCULA para conclusão da respectiva graduação, observando o Regulamento dos Cursos de Graduação da Universidade Federal Fluminense e os argumentos que exponho a seguir.

            Faço saber aos senhores que diversas dificuldades pessoais (de ordem financeira e ideológica) impuseram-me a conclusão da respectiva graduação em seu tempo. Tal fato, no entanto, nunca me impediu de exercer a profissão de Professor de História por dez anos consecutivos, entre os anos de 2001 e 2011, entre escolas particulares de Niterói (RJ), escolas públicas de Bocaina de Minas (MG) e Resende (RJ), além de promover uma ONG e, através desta, diversos cursos, como destaco especialmente o ensino de História via FM, através da primeira rádio comunitária de Niterói totalmente legalizada pela Anatel/MC (Rádio Comunitária NB FM 98,5 MHz, sediada no Barreto, Zona Norte da cidade) a qual fundei, dirigi e capacitei diversos jovens em parceria com o Ministério da Cultura. Durante o período entre 2004 e 2007, exerci ainda cargo eletivo de Diretor de Comunicação do Sindicato dos Professores da Rede Particular de Niterói e Região e da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privados do Estado do Rio de Janeiro. Nesta condição, além de um amplo projeto de comunicação sindical, ministrei diversos cursos de atualização para professores da educação básica em Cabo Frio, Mesquita, Angra dos Reis, Maricá e Rio de Janeiro (RJ), cursos estes direcionados para profissionais de ensino atuantes na rede particular dos municípios supracitados. Os senhores podem atestar alguns vínculos empregatícios citados em fotocópias de minha carteira de trabalho, de contrato municipal, contracheques e até entrevista feita por mestranda da PUC-RJ a respeito, todos anexados a este recurso.

            Divergências ideológicas com meus professores da graduação à época e dificuldades financeiras encaminharam-me para um exercício precoce e intensivo da profissão, constituindo uma vasta experiência profissional a qual gostaria de contemplar com o diploma que me asseguraria acessos profissionais outros, como a um concurso público na área. Por esta razão, submeti, em 31/05/2011, portanto no prazo previsto pelo calendário desta universidade, meu pedido de rematrícula à Pró-Reitoria de Graduação que, conforme o regulamento interno, encaminhou-o à apreciação do Coordenador da Graduação em História. Este, considerando estritamente uma suposta impossibilidade para a integralização em tempo hábil das disciplinas que me faltam, indeferiu meu pedido, razão pelo qual estou recorrendo a este conselho.

            Apelo à sensibilidade dos senhores para o fato de que disponho de tempo hábil sim, inclusive para integralizar as disciplinas faltantes em dois turnos simultâneos se for o caso, pois me encontro desempregado justamente em função do maior rigor que venho enfrentando, no que se refere às exigências legais de habilitação mínima, para a continuidade de meu exercício profissional no mercado de trabalho do Estado do Rio de Janeiro. Que só não o fiz anteriormente porque me encontrava trabalhando no interior do Estado de Minas Gerais entre 2006 e março último. Logo, amadurecido quanto às razões ideológicas que tenham me afastado da conclusão da graduação, solicito uma nova oportunidade e faço-a justificar, não apenas por interesse próprio, mas também pelas necessidades prementes de nosso povo por professores empenhados em dispor de uma educação de qualidade.

Atenciosamente,

                                           Fernando Almeida Calado

Nenhum comentário:

Postar um comentário