Quem sou eu

Minha foto
Niterói, Rio de Janeiro, Brazil
Estudante, professor e agente da História de seu tempo. Deformado pela Universidade Federal Fluminense, pela capacidade de resiliência em torno de causas justas, pela coragem e pela sinceridade. Dinâmico, espiritualista, intuitivo, libertário, imprevisível. A leitura de seus textos é recomendada a quem faz uso de covardias.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Poliesculhambose - continuação I

A programação oficial da primeira Semana Cultural "500 Anos de Poliesculhambose - a nossa versão sobre os 500 anos de Brasil", realizada em janeiro/2000. Confira abaixo:


Quarta-feira, 05/01/2000/XX?
13h - Exibição de desenho animado: "Yellow Submarine"
15h - Pintura Livre do chão do ICHF
16h - Escambo
18h - Exibição de curtas: "Gentileza", "Ilha das Flores" e "Chaplin"
19h - Palestra: "Unidade na Diversidade" com um palestrante da Comunidade Fé Bahá´i.
20h - Exposição do artista plástico Darcilei de Oliveira


Quinta-feira, 06/01/2000/XX?
13h - Filme: "Bye, Bye Brasil"
16h - Filme: "Alma Corsária"
18h - Mestre Azulão (repentista)


Sexta-feira, 07/01/2000/XX?
13h - Filme: "Easy Rider"
16h - Filme: "Queimando Tudo"
18h - Filme: "Hair"
21h - Dinâmica de grupo com a comunidade Bahá´i
21h30 - Palco Livre com os grandes e admiráveis músicos do ICHF e você, se também quiser fazer o seu som.


Segunda-feira, 10/01/2000/XX?
13h - Filme: "Leolo"
14h30 - Palco Livre (Teatro e Coreografias): 
             I) "O Analfabeto Político", de Bertold Brecht, com o grupo do Centro Cultural Félix Guatarri (Visconde de Mauá);
             II) Ballet com Raquel Roll (Raquel Pedacinho do Céu);
             III) Interpretação de Músicas do Raul Seixas com Calado e Nadja.
18h - Exposição do Museu da Cachaça de Paty do Alferes
19h - Palestra: "Revoluções Moleculares", com palestrante do Centro Cultural Félix Guatarri.
21h - Dinâmica de grupo
21h30 - Chorinho


Terça-feira, 11/01/2000/XX?
13h - Filme: "Ed Wood"
16h - Filme: "Carne Trêmula"
18h - Teatro de Bonecos com Fernanda Machado (História-UFF) e Cláudio Salles (Movimento Pop Goiaba)


Quarta-feira, 12/01/2000/XX?
18h - Apresentação do Movimento Arte, Resistência e Oficina (Mareô) 
19h30 - Roda de conversa com o poeta Deley de Acari


Quinta-feira, 13/01/2000/XX?
18h - Exposição da fotógrafa Luciana Martins


Sexta-feira, 14/01/2000/XX?
Continuação da exposição fotográfica de Luciana Martins
18h - Folia de Reis de Belford Roxo (RJ)


(reproduzido do folder original)


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


No começo do folder, vinha o slogan cunhado por André Meirelles, saudoso amigo, baseado em Pessoa: "... porque viver é preciso, sobreviver não!!"


Ao final, a frase que nos inspirou muito (além, é claro, da música "Os alquimistas estão chegando", de Jorge Benjor):  "... quem fala em revolução sem mudar o cotidiano traz na boca um cadáver."


Para desespero dos nossos professores, o som do CA de História era colocado no Tablado Leandro Konder (bloco O do ICHF), de onde o Calado falava sem parar, divulgando a programação e chamando as pessoas entre músicas tocadas pelo ainda projeto de DJ Bob Pai. 


Jamaica, Patrícia Solar, Roger Hitz, Gabrimilo, Claudio Salles, Guto Beluco, entre outros, eram músicos fáceis de serem encontrados nos palcos livres, que continuaram acontecendo mesmo depois da Poliesculhambose I e II por algum tempo. Célebres poetas como Cezinha e Lupércio também deram suas notáveis contribuições. Lembro-me de parte do clássico de Cezinha: "ainda que eu comesse do meu cocô e tomasse do meu xixi, jamais deixaria de Ser o Ser que eu mesmo construí". Ou ainda o poeta Lupércio: "Camomila na pupila para dourar a íris", "há quem diga que maluco é quem rasga dinheiro, pois eu rasgo esta merda que me envelhece e me aprisiona", rasgando em seguida, diante do público, uma nota de cinquenta reais.


Por muitas vezes, eu, Rodrigo e Bob Pai dormimos sobre o palco do tablado para esperar o ICHF abrir suas portas e assim guardar o som do CA de História em local seguro: a sala do DA de Ciências Sociais.


Quem não se lembra, já durante a segunda semana  Poliesculhambose (abril/2000), da Professora Tania Stolze (Antropologia) abrindo mão de suas aulas por uma semana para receber em sua casa, acompanhar no ICHF e traduzir cada palavra dos índios Juruna, uma família de visitantes convidados, que pintavam os corpos das pessoas, mostravam seus artesanatos e conversavam a respeito de seus costumes numa roda informal no Tablado Leandro Konder? 


E o surto do Professor Luís Carlos Soares, o "Franja", expulsando-os da Galeria do ICHF aos berros? Quando eu o interpelei questionando que não tínhamos a mesma educação dispensada aos convidados estrangeiros da universidade que vinham palestrar, Franja teve um surto e gritava louco "Desculpa! Desculpa! Eu errei!", saindo em seguida.


Alguém se lembra da quantidade de papel higiênico pendurada nos dois blocos - N e O - com a faixa na frente: "a universidade pública não é privada"?


Outro fato incomparável: quando o estudante da psicologia narrou que um policial à paisana estava ameaçando dar tiros nele na orla do campus. No microfone, solicitei ao diretor do ICHF, na época o Professor Novaes, para que descesse de seu gabinete e fosse conversar com o louco que aparentemente era um sujeito qualquer pescando com sua família. Novaes desceu junto com funcionários, questionou o sujeito que argumentava ter feito isso porque viu o aluno fumando maconha no campus. "Isso não justifica que pessoas armadas entrem no campus de uma universidade federal e fiquem ameaçando estudantes aqui dentro. O senhor, por favor, se retire imediatamente!" 


Sob aplausos de vários estudantes e funcionários, o diretor pôs pra correr o policial militar que ainda saiu perseguido com seu fusquinha por vários cachorros do campus, numa das cenas mais hilárias que já vivenciei na UFF.       

  
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário